ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA (IAC) APLICADO A ANÁLISE DAS PRECIPITAÇÕES EM RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i1.p.178-191Resumo
A precipitação pluviométrica apresenta expressiva variação no tempo e espaço, influenciada por inúmeros fatores da atmosfera. Todavia, as mudanças no clima têm contribuído significativamente para alterações no ciclo hidrológico, propiciando a geração de impactos socioeconômicos e ambientais expressivos. Nesse contexto o presente trabalho objetivou avaliar a variabilidade da precipitação pluviométrica em Ribeirão Preto-SP, entre 1947 e 1998, por meio do Índice de Anomalia de Chuva (IAC) e as influências provocadas pelos fenômenos El Niño e La Ninã. A sistemática de trabalho consistiu na obtenção de dados pluviométricos, avaliados conforme sua consistência e preenchidas as falhas observadas; cálculo do IAC, para a obtenção das anomalias positivas e negativas e, a análise de anos sob ação de anomalias positivas e negativas do ENOS (El Niño e a La Niña). Os resultados mostraram que o IAC permite o entendimento preciso da variação de períodos secos e chuvosos, útil para o planejamento das diversas atividades da sociedade e, as anomalias ENOS, de modo geral, apresentaram boa correspondência quanto ao IAC. Sendo assim, observa-se a necessidade de estudos futuros que permitam avaliar e compreender as consequências da alteração na dinâmica das chuvas sobre o meio ambiente e a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.