DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS AOS MODELOS DE ESTIMATIVA DE PERDA DE SOLOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS
HISTÓRICO E INFLUÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.188-204Resumo
A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) surge a partir das inquietações científicas direcionadas a visão mecanicista, fortemente empregada pela ciência, no âmbito global, até metade do século passado. A partir daí, várias ciências adotaram os princípios norteadores da TGS. No âmbito da Geografia a situação não foi diferente, tendo a TGS influenciado métodos e conceitos desenvolvidos por esta ciência. Uma das influências da TGS foi sobre os estudos dos solos. Neste contexto, o presente ensaio tem como objetivo traçar uma linha tênue desde a estruturação da TGS, perpassando sobre sua influência sobre os estudos de solos no âmbito geográfico, até sua influência nos modelos destinados a estimava à perda dos solos em bacia hidrográficas. A partir de uma ampla revisão bibliográfica observa-se que as concepções de sistemas contribuíram com as ideias da Geopedologia no âmbito global e na formulação de modelos matemáticos destinados à simulação de perdas de solos. Quanto aos modelos, foram identificados 10, todos eles baseados na Universal Soil Loss Equation (USLE) em que a estrutura das bacias hidrográficas são exploradas a partir das ideias originais e modificadas da TGS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.