A EVOLUÇÃO DA REDE URBANA REGIONAL DE FOZ DO IGUAÇU A PARTIR DO REGIC/IBGE (THE EVOLUTION OF THE FOZ DO IGUAÇU URBAN REGIONAL NETWORK FROM REGIC/IBGE)
Resumo
Este estudo buscou compreender a evolução da rede urbana regional de Foz do Iguaçu. Para isso, abordou-se a gênese e a estruturação deste núcleo e de sua rede com base nas fases de colonização, com destaque para as transformações ocorridas no espaço urbano da cidade e região a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Realizou-se uma discussão sobre o conceito e as principais características da rede urbana. A partir dos estudos do IBGE (1972; 1987; 1993; 2008), foi possível entender elementos da evolução desta rede urbana, identificar a atual rede regional e a centralidade de Foz do Iguaçu. De acordo com a análise, verificou-se um enfraquecimento da rede urbana de Foz do Iguaçu com o decorrer dos anos, parte das cidades, anteriormente pertencentes a esta rede, passaram a compor a rede urbana regional de Cascavel.
Palavras-chave: Rede urbana, Foz do Iguaçu, Usina Hidrelétrica de Itaipu, Centralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.