O MOVIMENTO SOCIAL VEGANO NO BRASIL:

UM ESTUDO SOBRE O ATIVISMO NAS MÍDIAS SOCIAIS FACEBOOK E YOUTUBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i2.p.317-335

Resumo

Resumo: O presente artigo objetiva analisar o movimento social vegano no Brasil e seu ativismo digital nas mídias sociais. A partir da intensificação do uso de novas tecnologias da informação, o ambiente digital se tornou um espaço onde os veganos utilizam as mídias sociais para exercer e potencializar seu ativismo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa realizou: revisão bibliográfica acerca do tema, netnografia em dois grupos que tratam do veganismo na rede social do Facebook e análise de conteúdo de canais veganos na plataforma YouTube. O estudo demonstra como os ativistas veganos conseguem realizar intensas conexões com outros movimentos sociais. Os veganos utilizam as redes sociais para incentivar o debate a respeito de suas pautas, organizar suas ações e incorporar novos adeptos. Em outras palavras, os resultados demostram como as mídias sociais se tornaram fundamentais para estruturação, desenvolvimento, crescimento e consolidação do movimento social vegano no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-02-01