O DEBATE TEÓRICO CONCEITUAL DA POBREZA SOB A ÓTICA DO (NEO)LIBERALISMO
THE THEORETICAL CONCEPTUAL DISCUSSION OF POVERTY FROM THE PERSPECTIVE OF (NEO)LIBERALISM
Resumo
RESUMO
Na atualidade as políticas para superação da pobreza são implementadas sob orientações do mercado e ancoradas em fundamentos teórico-práticos que fortalecem uma visão de pobreza como produto de decisões individuais e que, por isso, é responsabilidade do indivíduo encontrar meios próprios de superação. Este estudo analisa os principais conceitos no debate da categoria pobreza com a perspectiva de compreender a espacialidade das ações desenvolvidas para sua superação. As teses baseadas na leitura liberal de economistas como Amartya Sen apresentam um olhar sobre a pobreza negando as condições estruturais de suas causas no processo de produção da riqueza no modo de produção capitalista. Esse movimento, com expansão significativa nos anos de 1990, teve por base a produção de um arcabouço científico para sustentar a lógica de ação focalizadora e atribuir-lhe caráter viável uma vez que esse jamais poderia comprometer-se com medidas estruturais de superação das desigualdades socioespaciais dada a funcionalidade da pobreza para reprodução ampliada do capital. Sob essa perspectiva afirma-se a necessidade da compreensão da Lei Geral de Acumulação de Marx como possibilidade de apresentar caminhos elucidativos das causas reais da produção da pobreza.
Palavras-chave: questão social; produção da pobreza; abordagens teóricas
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.