A VIOLÊNCIA NA PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO:

A ‘MORTE MATADA’ E SUA EXPRESSÃO CLASSISTA NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.102-123

Resumo

O presente artigo traz resultados da pesquisa Violência e Produção desigual do espaço urbano, desenvolvida ao longo de 3 anos (2018-2021) junto ao Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos (LEAU/DG/UESB). Nessa, por meio da coleta de dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, do Atlas da Violência, de ONGs como a Segurança, Justiça e Paz, buscou-se fazer uma análise sobre a violência na cidade de Vitória da Conquista/BA. Mas esses dados eram generalistas e não permitiam chegar a leitura que pretendia: analisar o caráter desigual e classista, bem como racial, na qual a violência se concretizava no urbano. Esse nível de detalhamento foi buscado através de um levantamento sistemático dos crimes ocorridos na cidade durante o período em blogs e noticiários locais, com o objetivo de identificar: quem provocou a morte, por que, qual o perfil das vítimas (idade, gênero, raça) e os locais onde esses crimes ocorriam. Na sua relação com o aparato da teoria crítica, que entende a violência como inerente a sociedade de classes, e a produção do espaço urbano como prática espacial, a análise dos dados permitiu concluir que a violência é classista, possui raça, gênero e se expressa desigualmente no espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Vitória da Conquista.

Coordenadora do Grupo Trabalho, Mobilidade e relação Campo-Cidade na Produção do espaço (UESB/CNPq), Pesquisadora do Grupo Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos territoriais (UFS/CNPq); Pesquisadora do Grupo Ideologia e Luta de Classes (Museu Pedagógico/UESB/CNPq).

Larissa Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

A coautora atuou como bolsista de Iniciação Científica (FAPESB) durante julho de 2018 a junho de 2019 e entre julho de 2019 a junho de 2020, tendo contribuído com o processo de levantamento, seleção, coleta, tratamento e análise dos dados, bem como confeccionando mapas, gráficos e tabelas no referido período. 

Mailan Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

A coautora foi bolsista de Iniciação Científica (Voluntária) no período de julho de 2020 a junho de 2021, tendo atuado no processo de busca, coleta, seleção, tratamento e análise de dados neste período, bem como na confecção de gráficos e tabelas.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigo: Cidade-Urbano