A VIOLÊNCIA NA PRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO:
A ‘MORTE MATADA’ E SUA EXPRESSÃO CLASSISTA NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.102-123Resumo
O presente artigo traz resultados da pesquisa Violência e Produção desigual do espaço urbano, desenvolvida ao longo de 3 anos (2018-2021) junto ao Laboratório de Estudos Agrários e Urbanos (LEAU/DG/UESB). Nessa, por meio da coleta de dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, do Atlas da Violência, de ONGs como a Segurança, Justiça e Paz, buscou-se fazer uma análise sobre a violência na cidade de Vitória da Conquista/BA. Mas esses dados eram generalistas e não permitiam chegar a leitura que pretendia: analisar o caráter desigual e classista, bem como racial, na qual a violência se concretizava no urbano. Esse nível de detalhamento foi buscado através de um levantamento sistemático dos crimes ocorridos na cidade durante o período em blogs e noticiários locais, com o objetivo de identificar: quem provocou a morte, por que, qual o perfil das vítimas (idade, gênero, raça) e os locais onde esses crimes ocorriam. Na sua relação com o aparato da teoria crítica, que entende a violência como inerente a sociedade de classes, e a produção do espaço urbano como prática espacial, a análise dos dados permitiu concluir que a violência é classista, possui raça, gênero e se expressa desigualmente no espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.