Os MÚLTIPLOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES PRODUTORES DE PEQUENOS RUMINANTES NO SEMIÁRIDO CEARENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.46-64

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e caracterizar os canais de comercialização utilizados pelos agricultores familiares produtores de pequenos ruminantes no Sertão dos Inhamuns (CE), como forma de compreender a participação dos agricultores nos mercados. Foi utilizado um delineamento de pesquisa de métodos mistos, de caráter exploratório e descritivo. Foram entrevistados 158 e 329 produtores de caprinos e ovinos, respectivamente, entre os meses de janeiro e maio de 2022. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Foram identificados 15 canais de comercialização e quatro tipos de mercados agroalimentares. A diversidade de canais evidenciou a utilização de múltiplos canais pelos produtores de caprinos (32%) e ovinos (39%) e demonstrou a importância da disponibilidade e dos tipos de canais para escoar os produtos. O uso de múltiplos canais foi identificado como estratégia de diversificação e uma alternativa para avaliar a autonomia dos produtores na relação com mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luis de Sales Farias, Embrapa

Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na área de Agricultura familiar e desenvolvimento rural e membro do Grupo de pesquisa GEPAD, credenciado pelo CNPq.  Doutorado em Desenvolvimento Rural (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2008) e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Atua nos temas de agricultura familiar e suas relações com os sistemas alimentares, mercados agroalimentares, políticas públicas e inovação.

Sergio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (www.ufrgs.br/pgdr) e de Sociologia (www.ufrgs.br/ppgs) da UFRGS. Realizou Pós-doutorado no Montpellier Advanced Knowledge Institute on Transitions (MAKIT), COHORT program 2023, na City University of London (2015-2016 ) e no Institut of City and Regional Planning, na Cardiff University/Wales/UK (2007-2008). Concluiu o Doutorado em Sociologia (UFRGS/Université Paris X) em 1999, o Mestrado em Sociologia (UNICAMP) em 1994 e a Graduação em Ciências Sociais (UFRGS) em 1990. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2003. Atual Vice Presidente da IRSA (International Rural Sociology Association). Coordena o grupo de pesquisa GEPAD, credenciado pelo CNPq. 

Downloads

Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigo: Análise Regional