Os MÚLTIPLOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES PRODUTORES DE PEQUENOS RUMINANTES NO SEMIÁRIDO CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.46-64Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar e caracterizar os canais de comercialização utilizados pelos agricultores familiares produtores de pequenos ruminantes no Sertão dos Inhamuns (CE), como forma de compreender a participação dos agricultores nos mercados. Foi utilizado um delineamento de pesquisa de métodos mistos, de caráter exploratório e descritivo. Foram entrevistados 158 e 329 produtores de caprinos e ovinos, respectivamente, entre os meses de janeiro e maio de 2022. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Foram identificados 15 canais de comercialização e quatro tipos de mercados agroalimentares. A diversidade de canais evidenciou a utilização de múltiplos canais pelos produtores de caprinos (32%) e ovinos (39%) e demonstrou a importância da disponibilidade e dos tipos de canais para escoar os produtos. O uso de múltiplos canais foi identificado como estratégia de diversificação e uma alternativa para avaliar a autonomia dos produtores na relação com mercados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.