ROTA DAS EMOÇÕES: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE PAULINO NEVES (MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.221-242

Resumo

O Turismo como prática social e atividade humana articula-se em um cenário geográfico de dinâmicas culturais, políticas, religiosas e econômicas. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar de que maneira a “Rota das Emoções” tem modificado o município de Paulino Neves, no Maranhão, verificando os reflexos da atividade turística na localidade e, consequentemente, as contradições existentes na dimensão socioespacial, como as melhorias na infraestrutura às ações turísticas. Com essa pesquisa qualitativa e de entrevistas semiestruturadas, foi possível observar alguns fatores que contribuem para uma lenta consolidação de uma atividade turística ordenada no município, as fragilidades socioeconômicas ganham força e o inventário turístico do município está em processo de formatação, com a comunidade pouco motivada a trabalhar com o turismo em função de o município ser um local apenas de passagem turística. Os focos são em outros pontos como Barreirinhas e Tutóia, com a movimentação de capital investido nessas áreas. Não é refutado o potencial turístico de Paulinho Neves, contudo, a estrutura do município deve ser ampliada e conduzida com a colaboração do turismo, para que haja um avanço econômico e gerar, assim, emprego e renda à medida que houver melhoria das vias de acesso

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Rodrigues dos Santos Cabral , Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Geografia pelo Programas de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço- PPGeo- UEMA. Graduada em Turismo - UFMA, Graduada em Geografia - Uema. Possui experiência em iniciação científica em ambas as instituições. Atualmente desenvolve pesquisa na modalidade bolsista BATI-UEMA na temática Turismo e Amazônia Maranhense (2023)

Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha , Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), Especialização em Planejamento Ambiental (UFMA/1999) Mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ PP) (2012). Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Maranhão. Desenvolve projetos de Pesquisa voltados para a inclusão da pessoa com deficiência física no espaço urbano e inclusão social. Faz parte dos grupos de pesquisa GEDITE (Grupo de Estudos em Dinâmica Territorial) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa APOENA ( Grupo de Estudos Geográficos em Cidades, Saúde e Sustentabilidade). Na Extensão, orienta trabalhos voltados para a Geografia da Saúde e os problemas sociais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, Geografia Urbana, Geografia do Turismo , atuando principalmente nos seguintes temas: São Luís, Acessibilidade, Mobilidade, Educação e Cidades Acessíveis. Na Gestão Acadêmica foi assistente da Pró-Reitoria de Graduação (2017/2018); Coordenadora de Admissão e Transferência (PROG 2015/2017); Vice coordenadora do Programa Ensinar de Formação de professores (2021/2022); Coordenadora de TCC do Programa Ensinar (20221/2022); Diretora do Curso de graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado (2019/2022). Foi professora da Pós-Graduação em Geografia (PPGEO). Foi assistente do Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais (CECEN). Atualmente é Secretária Adjunta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTI). .

Deuzanir da Conceição Amorim Lima , Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal do Maranhão (2016) e Mestre em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão (2019). Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, atuando na área de Geografia Física, principalmente nas áreas de Geomorfologia, Bacias Hidrográficas, Recursos Hídricos, Recuperação de Manguezais e Educação Ambiental. Trabalha desde 2009 com Pesquisa Científica em campo e laboratório, realizando coletas e análises de amostras de água, solo e vegetação, montagem e manuseio de equipamentos, registro e manejo de acervos de amostras para aulas e exposições científicas e aquisição e processamento de dados matriciais e vetoriais em SIG. Recentemente foi Bolsista de Apoio Técnico Institucional (BATI) Nível 1 - Mestrado na UEMA pelo Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Mapeamento (GEOMAP), Técnica no Grupo de Estudos da Amazônia Oriental (GEOAMAZON), pesquisadora no Centro de Recuperação de Manguezais (CERMANGUE / UFMA), no Laboratório de Manguezais (LAMA / UFMA), no Laboratório de Geociências (PPGEO / UEMA) e no Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (LABSRGeo / UEMA) da Universidade Estadual do Maranhão.

Rafael Brugnolli Medeiros, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduado (2013) e Mestre (2016) em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, câmpus de Três Lagoas (UFMS - CPTL), Doutor (2020) em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados e Pós-doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão - São Luís (2021 e 2022). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do Laboratório de Geografia Física (LGF/UFGD) e desenvolve pesquisas na área da Geografia Física, com ênfase em Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos, Geoprocessamento, Paisagem e Dinâmicas Territoriais.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigo: Dinâmica Ambiental