CIBER-ETNOGRAFIA NAS REDES SOCIAIS DAS SANTAS
POTENCIALIDADES CIBERESPACIAIS PARA O TURISMO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i2.p.109-129Resumo
Entre as inúmeras possibilidades presentes no ciberespaço, o uso das redes sociais on-line propicia a existência de comunidades virtuais estabelecendo novas convivialidades e sociabilidades. O trade turístico recorre às redes sociais on-line para divulgar, promover, dinamizar suas ações e trocas, incluindo a prática do turismo religioso. Nhá Chica, Santa Paulina e Santa Dulce dos Pobres, atrativos religiosos presentes, respectivamente em Baependi-MG, Nova Trento-SC e Salvador-BA levaram agentes da turistificação como a Igreja Católica e os/as devotos/as ao uso das redes sociais on-line. Tem-se aqui como objetivo investigar como seguidores/as, potenciais visitantes dos espaços turistificados, se comportam, interagem, alteram ritmos nas redes sociais virtuais e até que ponto tais práticas influenciam no consumo turístico. Para melhor compreender tal situação, uma ciber-etnografia foi realizada ao longo de um ano (fevereiro/2022 a fevereiro/2023) nas páginas do Facebook de devotos/as e dos santuários. Nessas interações, entrevistas diretivas e não diretivas foram realizadas para captar o máximo de informações relevantes sobre os comportamentos nessas comunidades. O estudo evidencia a importância das redes sociais on-line para a socialização entre os/as devotas/os e sua interferência na atividade turística, favorecendo a divulgação, o incentivo à visitação e a troca de experiências vividas on-line e/ou off-line.
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