EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS E O TERRITÓRIO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA FARINHA DE BRAGANÇA (PA)
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2024.i2.p.149-167Resumo
Indicação geográfica (IG) é um signo distintivo aplicável a bens ou serviço que se diferenciam pelo seu território de origem, em termos de notoriedade ou características específicas. Apesar de inicialmente proposta com a finalidade protetiva-comercial, as IGs podem gerar efeitos positivos interessantes a todo o território em termos de desenvolvimento territorial a partir de um efeito multiplicador que emana do produto reconhecido e passa a outros negócios correlatos e melhorias infraestruturais. Um dos meios de potencializar esse efeito multiplicador se dá pelo fortalecimento do Turismo a partir das IGs e das IGs a partir do Turismo. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar a interação do turismo com a Indicação Geográfica da Farinha de Bragança (PA) no Norte do Brasil, na Amazônia. Realizou-se por meio de revisão de literatura, seguida de estudo de caso com coleta de dados documentais, observação direta e entrevistas informais. Encontrou-se oferta de atividades turísticas relacionadas à farinha de Bragança “durante a visita”. “Anterior à visita” há exposição do produto e da IG de forma espontânea e pouco estruturada. Por fim, “após a visita”, faz-se necessária melhor estruturação do produto como souvenir gastronômico para rememorar e motivar novas visitas.
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