A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA:

ANÁLISE DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2025.i1.p.85-101

Resumo

Este artigo analisa a presença da Educação em Direitos Humanos (EDH) nos currículos dos cursos de licenciatura em Geografia de três universidades federais brasileiras: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). A partir de uma abordagem qualitativa e análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs), ementas e bibliografias, buscou-se compreender como essas instituições contemplam a EDH na formação de professores de Geografia. Os resultados revelam que, embora existam disciplinas voltadas ao contexto dos direitos humanos nos três currículos analisados, há diferenças significativas na forma como a EDH é abordada. Apenas uma universidade oferta disciplina obrigatória específica de EDH, com carga horária reduzida. A pesquisa aponta para a necessidade de ampliação da EDH nos currículos, considerando seu potencial transformador na formação docente e seu impacto na construção de uma cultura de respeito à dignidade humana. Como contribuição, o estudo propõe uma disciplina específica de EDH para cursos de licenciatura, disponibilizada em ambiente virtual de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Hecilda Carneiro Santos, SEED PR Colégio Estadual Darlei Adad EFM e Profissional

Licenciada em Geografia, Mestra em Educação e Novas
Tecnologias.

Siderly Dahle de Almeida, Universidade Brasil

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Especialista em Gestão da Informação pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1999) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1988), em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010) em Filosofia pela UNINTER (2018) e em Letras pela UNINTER (2019). Desenvolve pesquisas e tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e mídias educacionais, currículo, formação de professores, gestão da educação, ensino fundamental e educação infantil, educação a distância, pesquisa em educação e comunicação científica. Atuou na Prefeitura Municipal de Curitiba com Educação básica por 15 anos, entre 1991 e 2006, tendo neste período trabalhado com Educação Infantil e Primeiros anos do Ensino Fundamental. Implantou e coordenou os Faróis do Saber, bibliotecas de bairro instaladas nas Escolas Municipais. Trabalhou na Unicesumar como docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Coordenou por 6 anos o Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPEd - da Universidade Estadual do Norte do Paraná e na Universidade Brasil .É professora mentora do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE, no Curso Gestão de Ambientes de Aprendizagem, com o Grupo de Gestão Escolar.

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Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigo: Ensino de Geografia