UMA ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL PARA O CONCEITO DE REGIÃO NA GEOGRAFIA E NO PLANEJAMENTO
Resumo
Discute-se, no artigo, uma abordagem sócio-cultural para o conceito de região, com ênfase sobre as implicações deste procedimento para a Geografia e o Planejamento. O texto busca analisar também a operacionalização do conceito no âmbito do Estado da Bahia, que vem implementando uma nova regionalização do território estadual, baseada na idéia de “territórios de identidade”, em substituição às antigas regiões econômicas no norteamento das políticas públicas no Estado. São abordadas as implicações teóricas na construção deste tipo de abordagem na chamada Geografia Regional, resgatando-se autores que trabalharam com uma abordagem cultural para o conceito de região (ou a criticaram), relacionando-o com o conceito de território e refletindo sobre sua operacionalização como base para a formulação de políticas de desenvolvimento e combate às desigualdades regionais no Estado da Bahia depois de 2007.
Palavras-Chave: Região; Território; Abordagem sócio-cultural; Regionalização; Estado da Bahia.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.