O AGRONEGÓCIO E A RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL DAS PRINCIPAIS LAVOURAS NO BRASIL – 1990 - 2006
Resumo
O agronegócio apresentou significativa expansão nas últimas décadas e a agricultura brasileira se tornou um importante mercado para as indústrias de máquinas, implementos, fertilizantes e biocidas e fornecedora de matérias-primas para as agroindústrias. A participação do agronegócio nas exportações é expressiva e as commodities agrícolas são responsáveis pela geração da maior parte dos superávits da balança comercial brasileira. Ao se analisar distribuição espacial da produção das cinco principais lavouras do país nos anos de 1990 e de 2006 se constata que houve forte deslocamento da produção de soja e milho em direção às zonas de cerrado do centro, norte e nordeste do país; a concentração da produção de algodão nos estados de Mato Grosso e Bahia e do café nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo; A produção de cana-de-açúcar, que já apresentava forte concentração no Estado de São Paulo no ano de 1990, tendeu a se concentrar ainda mais neste estado e no Paraná e Minas Gerais, reduzindo fortemente a importância relativa dos estados do nordeste na produção e na área cultivada com cana-de-açúcar.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.