BASES TEÓRICO-CONCEITUAIS DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA.
Resumo
No Brasil, particularmente no sudeste, a industrialização do campo ocorreu a partir do final da década de 1950, com a expansão da mecanização e do uso de insumos modernos, predominantemente, nas lavouras de exportação. Na região nordeste, de agricultura tradicionalmente intensiva pelo emprego do advento da modernização, começou a configurar-se a partir de 1960, intensificando-se nos anos 70, especialmente, nas áreas de agricultura mais especializada, como é o caso da cana-de-açúcar que passou a incorporar ao seu processo produtivo uma tecnologia mais moderna introduzida com o objetivo de aumentar a produtividade. Nesse contexto, a ação do Estado orienta-se para a modernização da agricultura visando integrá-la ao novo circuito produtivo liderado pela agroindústria de insumos e processamento de matéria-prima, ao mesmo tempo, que mantém seu papel de estabilizador entre as necessidades de mercado interno e a pressão do mercado externo e de gerador das condições infra-estruturais necessárias a expansão do conjunto do setor.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.