TERRAS CAÍDAS E MORFODINÂMICA FLUVIAL NO ALTO SOLIMÕES (THE “SLOPE EROSION” CONCEPT AND THE FLUVIAL MORPHODYNAMICS CHARACTERIZATION IN UPPER SOLIMÕES)
Resumo
As Terras Caídas são constituídas por variados movimentos de massa que ocorrem nas margens dos rios e suas origens têm causas diversas. Relacionam-se principalmente à dinâmica fluvial, mas também a fatores climáticos, neotectônicos e antrópicos. A ocorrência constante de movimentos de massa nas calhas dos rios amazônicos, particularmente no alto curso do rio Solimões, causa danos econômicos e sociais aos municípios assentados nas suas margens. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo relacionar a dinâmica fluvial com os processos constituintes das Terras Caídas, ressaltando o papel dos fatores desencadeadores na ocorrência dos eventos de desbarrancamento de solos.
Palavras-chave: Movimentos de Massa; Rio Solimões; Terras Caídas; Morfologia Fluvial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.