TERRAS CAÍDAS E MORFODINÂMICA FLUVIAL NO ALTO SOLIMÕES (THE “SLOPE EROSION” CONCEPT AND THE FLUVIAL MORPHODYNAMICS CHARACTERIZATION IN UPPER SOLIMÕES)

Autores

  • Francisco Gleison de Souza Rodrigues Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

As Terras Caídas são constituídas por variados movimentos de massa que ocorrem nas margens dos rios e suas origens têm causas diversas. Relacionam-se principalmente à dinâmica fluvial, mas também a fatores climáticos, neotectônicos e antrópicos. A ocorrência constante de movimentos de massa nas calhas dos rios amazônicos, particularmente no alto curso do rio Solimões, causa danos econômicos e sociais aos municípios assentados nas suas margens. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo relacionar a dinâmica fluvial com os processos constituintes das Terras Caídas, ressaltando o papel dos fatores desencadeadores na ocorrência dos eventos de desbarrancamento de solos.

Palavras-chave: Movimentos de Massa; Rio Solimões; Terras Caídas; Morfologia Fluvial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gleison de Souza Rodrigues, Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atuei como professor dos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente sou professor efetivo, nas áreas de Geografia Física e Ensino, do curso de Licenciatura em Geografia no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Trabalho com pesquisas relacionadas a geomorfologia e dinâmica fluvial nas margens e ilhas no Rio Solimões e sou coordenador de grupo do PIBID atuando em duas escolas em Tabatinga.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Edição

Seção

Artigos