REFLEXÕES SOBRE A FRONTEIRA ENTRE O MÉXICO E OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA: O CASO DE TIJUANA – SAN DIEGO (REFLECTIONS ON THE BORDER BETWEEN MEXICO AND THE UNITED STATES OF AMERICA: THE CASE OF TIJUANA - SAN DIEGO)
Resumo
No presente ensaio pretende-se desenvolver algumas reflexões a respeito da fronteira entre os Estados Unidos da América e o México, com o intuito de verificar as principais mudanças ocorridas no território desde sua delimitação. Serão abordadas especificamente as cidades de San Diego e Tijuana, visando averiguar a possibilidade das cidades se desenvolverem além das fronteiras. Estimulado pelo debate da possibilidade da criação de uma zona metropolitana transfronteiriça, primeiramente será feito um levantamento histórico da região e num segundo plano serão realizadas algumas considerações sobre a evolução da chamada transfrontier metropolis e da “terceira-nação”. Por fim, será abordado o caso específico de Tijuana e San Diego, para melhor exemplificar o ponto de vista exposto da impossibilidade de criação de uma área metropolitana transfronteiriça com identidade própria. Devido às questões históricas, as cidades ao sul do Tratado de Guadalupe e Hidalgo criaram uma alta dependência econômica das cidades ao norte. Este é o principal fator que levou alguns autores, erroneamente, a afirmar que estavam sendo formadas metrópoles transfronteiriças. Ao abordar especificamente as cidades de Tijuana e San Diego, foi possível detectar inúmeras diferenças nas cidades vizinhas. Foram levados em consideração, fatores como a estrutura econômica; a não homogeneidade urbana e social; a falta de um mercado transfronteiriço integrado; diferentes problemas e práticas de planejamento; a falta de confiança e a incerteza sobre as políticas de imigração dos EUA.
Palavras-chave: Fronteira, Transfrontier metropolis, Tijuana, San Diego.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.