A LINGUAGEM VIDEOGRÁFICA DO TURISMO: ESTÉTICA E POLÍTICA VISUAL PARA O ESTUDO DA GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA (THE VIDEOGRAPHIC LANGUAGE OF TOURISM: AESTHETIC AND VISUAL POLICY FOR THE STUDY OF CONTEMPORARY GEOGRAPHY)

Autores

  • Fabianne Torres Oliveira da Silva UFES - universidade federal do espírito santo
  • Antônio Carlos Queiroz Filho UFES - universidade federal do espírito santo

Resumo

Estamos interessados, nesse artigo, em estudar as imagens, em especial o vídeo turístico da campanha “Descubra o Espírito Santo”, enquanto linguagens divulgadoras de uma imaginação espacial, cujas estéticas e políticas visuais são apresentadas como um método analítico para o estudo da espacialidade e da geografia contemporânea. Nessa ideia, a videografia escolhida participa como narradora de um pensar a cidade- consumo, descrevendo em suas sequências e edições fílmicas um modo de se dizer e conhecer os lugares do turismo. O segundo movimento desse estudo tem o caráter de aproximar a geografia de outras linguagens imagéticas e autores que estejam a favor das espacialidades múltiplas, que valham como exercícios e inspirações para a variação do pensamento e que se ocupem de narrar o espaço como uma esfera de possibilidade.

Palavras-Chave: Imagens, Políticas Visuais, Imaginação Espacial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabianne Torres Oliveira da Silva, UFES - universidade federal do espírito santo

Mestra em geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo, finalizada em 2014, e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa RASURAS – Imaginação Espacial, Poéticas e Cultura Visual (UFES/CNPq). Atua e estuda temas da Geografia Humana Contemporânea, com ênfase em: pensamento espacial, política visual, cultura e narrativas da experiência. É  Professora efetiva de geografia do Estado do Espírito Santo. Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Castelo Branco (2008).

Antônio Carlos Queiroz Filho, UFES - universidade federal do espírito santo

Professor Efetivo (Adjunto III) do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) - PPGG da Universidade Federal do Espírito Santo UFES. Coordenador-Adjunto do PPGG/UFES. Líder do Grupo de Pesquisa RASURAS - Imaginação Espacial, Poéticas e Cultura Visual e do GRAFIAS - Laboratório de Geografia Criativa. É também pesquisador do Grupo de Fenomenologia e Geografia (FCA-UNICAMP/CNPq) e editor da Seção "Experimentações" da Revista Geograficidade (UFF). Pesquisa os temas de Cultura Visual e Política das Imagens (Cinema, Fotografia e Televisão) e suas relações com as categorias de Território, Paisagem e Lugar. Pesquisa também as interfaces temáticas existentes entre as áreas da Geografia Humana Contemporânea, a saber: Cidade e Imagem, Geografia, Arte e Literatura (Políticas, Poéticas e Imaginação), Mobilidade do Pensamento, Mobilidade e Experiência, Geografia da Diferença (Estudos Deleuzianos, pós-estruturalismo e pós-fenomenologia). Tem artigos e Cap. de Livros publicados nessas correlações, tais como: "A Edição dos Lugares", na Revista ETD-UNICAMP (A2), "Imaginação Espacial no filme A Vila", na Revista Rua-UNICAMP (A2), "Sobre Política e Território no Espaço da Narrativa Fílmica", na Revista Terra Livre-AGB (A2), "Desviando Olhares: estéticas-políticas dos relatos de viagem", na Revista Geograficidade-UFF, "Desterritorialização do Pensamento: grafias visuais de um lugar", publicado no Livro Conexões: Deleuze, Política e Resistência, 2013.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Artigos