A LINGUAGEM VIDEOGRÁFICA DO TURISMO: ESTÉTICA E POLÍTICA VISUAL PARA O ESTUDO DA GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA (THE VIDEOGRAPHIC LANGUAGE OF TOURISM: AESTHETIC AND VISUAL POLICY FOR THE STUDY OF CONTEMPORARY GEOGRAPHY)
Resumo
Estamos interessados, nesse artigo, em estudar as imagens, em especial o vídeo turístico da campanha “Descubra o Espírito Santo”, enquanto linguagens divulgadoras de uma imaginação espacial, cujas estéticas e políticas visuais são apresentadas como um método analítico para o estudo da espacialidade e da geografia contemporânea. Nessa ideia, a videografia escolhida participa como narradora de um pensar a cidade- consumo, descrevendo em suas sequências e edições fílmicas um modo de se dizer e conhecer os lugares do turismo. O segundo movimento desse estudo tem o caráter de aproximar a geografia de outras linguagens imagéticas e autores que estejam a favor das espacialidades múltiplas, que valham como exercícios e inspirações para a variação do pensamento e que se ocupem de narrar o espaço como uma esfera de possibilidade.
Palavras-Chave: Imagens, Políticas Visuais, Imaginação Espacial.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.