“RENOVAÇÃO DE UMA CIDADE; REPARTIÇÃO DOS HOMENS”: UMA REFLEXÃO ANALÍTICA DA LEITURA DO DISCURSO DE ELISÉE RECLUS
Resumo
Este texto objetiva desvelar a natureza social do discurso de Elisée Reclus a partir da escrita do seu ensaio “Renovação de uma cidade; Repartição dos homens”, tendo como pressuposto analítico a concepção de M. Bakhtin na teoria e método do marxismo e da filosofia da linguagem. Sob esta dimensão este ensaio surge enquanto um diferencial, por apresentar uma interligação das relações espaciais e temporais, na perspectiva linguística ideológica verbal recheada por uma ideologia literária. Nosso intento é entender as relações dialógicas existentes na polifonia do discurso reclusiano e o seu percurso analítico geográfico para a concepção da categoria natureza.
Palavras-chave: Elisée Reclus, Natureza, Relações dialógicas, Geografia
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.