OS DOIS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA EM CAMPINAS-SP: COMÉRCIO LUMINOSO DE EIXO E COMÉRCIO AGLOMERADO NA RUA
Resumo
A urbanização brasileira é aqui analisada a partir de sua concreção em Campinas-SP que mediante modernizações seletivas e concentradas tem atualizado uma cidade dual, embora não dualista: gênese dos circuitos espaciais da economia urbana dual. Um único sistema urbano constituído por subsistemas de fluxos e de fixos dependentes e antagônicos em suas diferenças de produção, de circulação e de consumo. Processo manifestado na multiplicação concomitante após a década de 1980 em Campinas: de centros comerciais de tipo concentrado (shoppings, home centers, supermercados e atacadistas), aqui conceituados comércio luminoso de eixo; e de comércios de tipo ambulante (carrioleiros, fruteiros e paredeiros) e camelôs, aqui denominados comércio aglomerado na rua. Expressão de um único e mesmo sistema urbano, mas que é dual porque gerador de uma cidade cindida e fragmentada: marcada pela tensão, conflito e disputa permanentes pelos usos da cidade por diferentes tipos de comércio.
Palavras-Chave: modernizações; circuitos superior e inferior da economia urbana; shoppings; comércio ambulante; camelôs.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.