SUBDESENVOLVIMENTO HUMANO COM ABUNDÂNCIA DE RIQUEZA: O CASO DOS “MUNICÍPIOS PETRORRENTISTAS” DO RIO GRANDE DO NORTE (UNDERDEVELOPMENT HUMAN WITH ABUNDANCE OF WEALTH: THE CASE OF “PETRORENTIST MUNICIPALITIES” OF THE RIO GRANDE DO NORTE)

Autores

  • Maria Russilânya Costa Santos da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Joacir Rufino de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a evolução da produção de riqueza nos municípios produtores de petróleo e gás natural do Rio Grande do Norte e verificar o comportamento dos seus indicadores de qualidade de vida no limiar do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema estudado que serviu de base para a sistematização e interpretação dos dados estatísticos levantados. Em linhas gerais, o trabalho mostra que os “municípios petrorrentistas” potiguares registraram taxas de crescimento econômico expressivas, mas seus indicadores de desenvolvimento humano se apresentam abaixo da média estadual. Para reverter o “paradoxo do subdesenvolvimento com abundância de riqueza” retratado, entre outros aspectos, ressalta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de gestão das rendas petrolíferas nestas áreas específicas.

Palavras-chave: Petróleo; Crescimento Econômico; Desenvolvimento Humano; Subdesenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Russilânya Costa Santos da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Joacir Rufino de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Economista pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é Professor Adjunto III e Pesquisador na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Regional, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural, avaliação de políticas públicas, financiamento rural, pobreza rural e políticas sociais para o campo, economia do Nordeste semiárido, desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Artigos