SUBDESENVOLVIMENTO HUMANO COM ABUNDÂNCIA DE RIQUEZA: O CASO DOS “MUNICÍPIOS PETRORRENTISTAS” DO RIO GRANDE DO NORTE (UNDERDEVELOPMENT HUMAN WITH ABUNDANCE OF WEALTH: THE CASE OF “PETRORENTIST MUNICIPALITIES” OF THE RIO GRANDE DO NORTE)
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a evolução da produção de riqueza nos municípios produtores de petróleo e gás natural do Rio Grande do Norte e verificar o comportamento dos seus indicadores de qualidade de vida no limiar do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema estudado que serviu de base para a sistematização e interpretação dos dados estatísticos levantados. Em linhas gerais, o trabalho mostra que os “municípios petrorrentistas” potiguares registraram taxas de crescimento econômico expressivas, mas seus indicadores de desenvolvimento humano se apresentam abaixo da média estadual. Para reverter o “paradoxo do subdesenvolvimento com abundância de riqueza” retratado, entre outros aspectos, ressalta-se a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de gestão das rendas petrolíferas nestas áreas específicas.
Palavras-chave: Petróleo; Crescimento Econômico; Desenvolvimento Humano; Subdesenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.