O BENEFICIAMENTO DO AMENDOIM EM RIBEIRÓPOLIS: DO TRABALHO ARTESANAL A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA SOCIAL (THE IMPROVEMENT OF PEANUTS IN RIBEIRÓPOLIS/SE: FROM WORK CRAFT THE APPLICATION SOCIAL TECHNOLOGY)

Autores

  • Diana Mendonça de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Jislaine Lima da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Ramon de Oliveira Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • José Eloízio da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

A agricultura familiar tenta intensamente se inserir e se manter concorrente no mercado. Essa inserção vem ocorrendo especialmente com o desenvolvimento de atividades que geram complementariedade de renda. Nesta conjuntura, a consolidação de Tecnologias Sociais (TS) tem se tornado uma alternativa importante. Diante dessa realidade, analisa-se a inserção de tecnologia social no beneficiamento do amendoim in natura, que ocorre via trabalho familiar, no município de Ribeirópolis-Sergipe, em específico, no povoado Lagoa D’Água. O artigo se justifica em função das relações de trabalho observadas na cadeia de produção do amendoim, com utilização preponderante de força de trabalho familiar em toda a sua extensão. Para o desenvolvimento desse artigo, consideraram-se os seguintes procedimentos: 1- Pesquisa bibliográfica e levantamento de dados a respeito da produção do amendoim em escala sergipana e municipal; 2- Trabalho de campo, com observação da realidade do beneficiamento de amendoim e escolha de atores sociais individuais envolvidos com o seu cozimento. Posterior a essas etapas, realizou-se a aplicação de experiências, a partir das ideias dos próprios agricultores. O resultado da aplicação da tecnologia, com base em reciclagem de tubulações da Petrobrás, garantiu sustentabilidade e agregou maior valor em sua renda ao final do processo produtivo.

Palavras-chave: Agricultura Familiar; Tecnologia Social; Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Mendonça de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre (2010) e Doutora em Organização e Dinâmica dos espaços Agrário e Regional pelo Núcleo de Pós-Graduação em Geografia -NPGEO/UFS. É integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Transformações no Mundo Rural (GEPRU), atuando em pesquisas sobre Territórios Rurais, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais aplicadas nos segmentos da agricultura familiar.

Jislaine Lima da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFS

Ramon de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFS

José Eloízio da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, GEPRU, UFS.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Artigos