DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS DOS PREÇOS DOS LOTES URBANOS DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE – CE (SOCIOECONOMIC DETERMINANTS OF THE PRICES OF URBAN LOTS IN THE MUNICIPALITY OF JUAZEIRO DO NORTE – CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2017.i1.p.149-169

Resumo

O setor imobiliário ganha importância política e econômica no Brasil, sendo que esse cenário também é observado em cidades médias. O município cearense de Juazeiro do Norte insere-se nesse panorama, o qual apresenta notável crescimento econômico, sendo visível a influência exercida pelo setor imobiliário nesse processo. Diante disso, esse trabalho analisa a valorização dos lotes urbanos em Juazeiro do Norte no período de 2001 a 2011 por meio do método de regressão múltipla, identificando os fatores socioeconômicos que contribuíram para seu crescimento. Os resultados mostraram que a renda per capita do município e o tamanho dos lotes em metros quadrados tiveram elasticidades positivas em relação ao preço dos lotes urbanos de Juazeiro do Norte, ao passo que a distância dos lotes urbanos até a região das faculdades e a distância dos lotes urbanos ao centro da cidade, onde sedia a igreja matriz, que capta o turismo religioso, apresentaram uma relação negativa com o preço dos lotes urbanos, indicando que à medida que se aumenta a distância desses lotes aos pontos propulsores de investimento, os preços dos lotes urbanos tendem a ser menores. Essa relação inversa demonstra a influência exercida pelas faculdades e pelo turismo religioso na valorização imobiliária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucicleia Gonçalves de Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Economista pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Downloads

Publicado

2017-06-25

Edição

Seção

Artigos