ALCOOLISMO E MEIO RURAL (ALCOHOLISM AND THE COUNTRY ENVIRONMENT)

Autores

  • Luci Mara Bertoni Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Rosângela Vasconcelos Raimundo Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2017.i1.p.98-113

Resumo

O consumo de bebidas alcoólicas é comum em nível mundial. A influência de algumas culturas que estabelecem práticas e rituais, tais como consumir bebidas alcoólicas, principalmente, as destiladas, em cerimônias religiosas, comemorações de nascimentos, nos momentos fúnebres, dentre outras situações, são tradições que se encontram fortemente arraigadas no contexto sociocultural de muitas comunidades, constituindo, portanto, um potente difusor do uso do álcool em nosso meio. Apesar de pouco se falar desse consumo entre as comunidades rurais, podemos perceber que os dados são preocupantes entre essa população, o que nos despertou interesse em buscar entre homens e mulheres rurais suas representações e hábitos no tocante à temática estudada e a naturalização do consumo que perpassa rituais amplamente difundidos na comunidade em estudo. A bebida é usada para diversos fins (religiosos, medicinais e de diversão) e está presente no cotidiano dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci Mara Bertoni, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (Área de Fundamentos Sociais e Epistemológicos da Educação).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade

Coordenadora do GePAD - grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Políticas, Álcool e Drogas vinculado ao Museu Pedagógico da UESB

Rosângela Vasconcelos Raimundo Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: LInguagem e Sociedade - UESB

Downloads

Publicado

2017-06-25

Edição

Seção

Artigos