DO RIO EU SOU, “DA BEIRA EU SOU”: A RELAÇÃO IDENTITÁRIA DAS MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE NAZARÉ-RO COM O RIO MADEIRA (FROM THE RIVER I AM, "FROM THE BORDER I AM": THE IDENTITY RELATIONSHIP OF WOMEN FROM THE RIPARIAN COMMUNITY OF NAZARÉ-RO WITH THE MADEIRA RIVER)
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2017.i1.p.48-66Resumo
A identidade de um indivíduo não é definida biologicamente, mas é resultado de um construto social, sendo formada a partir da interação com o Outro e com o lugar. Neste sentido é possível verificar que há uma estreita relação entre identidade e lugar, uma vez que no lugar os sentimentos de pertencimento manifestam-se, tornando-se importantes componentes identitários de um indivíduo ou coletivo. Para este artigo, a pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Ribeirinha de Nazaré, localizada na região do Baixo Madeira, Município de Porto Velho, Estado de Rondônia. Este artigo objetivou analisar o papel da água, sobretudo do Rio Madeira, como importante elemento na formação identitária da mulher ribeirinha da Comunidade de Nazaré. A construção deste artigo fundamenta-se nas primeiras observações de campo da construção da tese de doutoramento, desta forma metodologicamente este artigo se constitui de caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, sendo esta caracterizada por observação e contato com a comunidade. Constatou-se, sob uma perspectiva preliminar e, a partir da observação de características do cotidiano, que o Rio Madeira exerce importante influência na constituição identitária das mulheres ribeirinhas da comunidade de Nazaré.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2017-06-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.