LA RACIALIZACIÓN DEL DESPOJO: TERRITORIOS Y MIGRACIÓN FORZADA DE PUEBLOS AFRODESCENDIENTES EN EL PACÍFICO COLOMBIANO (RACIALIZATION OF EVICTION: TERRITORIES AND FORCED MIGRATION OF AFRODESCENDANTS IN THE COLOMBIAN PACIFIC)
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as diferentes configurações em torno da distribuição espacial da afrodescendência nos territórios do Pacífico colombiano. Ao mesmo tempo que analisa como o capital extrativista a partir das dinâmicas de acumulação privada dos recursos naturais e apropriação de terras, tem gerado práticas racializadas de despejo e migração forçada de populações afrodescendentes. Situação que ameaça a existência e a continuidade das suas formas de vida cultural e produtiva. Desta forma, será possível problematizar a interseccionalidade entre racialização-despejo-território e migração forçada, que relações existem entre essas categorias e sua importância para colocar no centro do debate o racismo, suas funções estruturais e formas hegemônicas que fundamentadas na criação de estereótipos biológicos e culturais, procuram justificar as atitudes discriminatórias e desigualdades que contribuem para que as empresas multinacionais garantam exploração e acesso à terra, minérios e outros recursos econômicos. Instaura-se uma forte polarização e segregação territorial, racial e de classe no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.