CAPITALISMO Y LUCHAS SOCIO-TERRITORIALES EN CHIAPAS, MÉXICO (CAPITALISM AND SOCIO-TERRITORIAL STRUGGLES IN CHIAPAS, MEXICO)
Resumo
O capitalismo requer novos espaços de acumulação de capital, e para tanto faz uso do processo de expansão geográfica explicado por Harvey (2004) e uma parte importante da capital está se concentrando para tirar dos povos seus recursos naturais. Florestas, minas, recursos hídricos, diferentes vertentes da natureza e sistemas herdados da sabedoria nativa dos povos indígenas associados ao uso dos bens comuns estão perdendo o caráter de bens. Forma-se um novo processo violento de acumulação primitiva. Esta nova dinâmica de conquista territorial de lugares indígenas e rurais tem gerado um processo de resistência e re-existência em diferentes partes da América Latina, por isso observamos cada vez mais movimentos sócio-ambientais plenamente dispostos a defender a terra, o território, a vida e a ecologia. No caso do Estado de Chiapas no México é claro o proceso de expansão geográfica em curso que se encontra marcado nos planos transnacionais como o Plano Mesoamérica e a declaração de zonas económicas e que vem a construir uma reconfiguração territorial sem precedentes. Os processos de expansão geográfica e pilhagem que foram lançados em Chiapas giram em torno de três eixos principais: a reestruturação dos processos de produção, a mineração e o turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.