DE CANUDOS ÀS LIGAS CAMPONESAS: LUTA E RESISTÊNCIA PELO TERRITÓRIO CAMPONÊS (FROM CANUDOS TO THE PEASANT LEAGUES: FIGHT AND RESISTANCE FOR THE PEASANT LAND)
Resumo
Este artigo apresenta reflexões e análise sobre a memória da resistência camponesa a partir do final do século XIX até o protagonismo assumido pela organização das Ligas Camponesas. Consideramos a dimensão política das lutas consagradas em seu caráter místico a exemplo de Canudos e Contestado e as mediações e disputas pela representação camponesa no Nordeste do Brasil através da constituição das Ligas. A metodologia incluiu revisão de literatura inerente à temática e realização de entrevistas com sujeitos sociais que participaram das Ligas Camponesas e, na direção contrária, com quem participou do esforço para desestabilizar o avanço destas. Reconhecer a existência desses movimentos como reação às investidas do capital no campo brasileiro é de fundamental importância para a compreensão da questão agrária na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.