DO SISTEMA AGRÁRIO COLONIAL AO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE LAJEADO – RS: AS PERMANÊNCIAS E RUPTURAS (FROM THE COLONIAL AGRARIAN SYSTEM TO THE MODERNIZATION PROCESS IN FAMILY FARMING IN LAJEADO - RS: PERMANENCIES AND RUPTURES)
Resumo
O presente trabalho busca compreender quais são os elementos do sistema colonial que persistem mesmo com o avanço do processo de modernização na agricultura familiar do município de Lajeado – RS. Para tanto, foi adotada a pesquisa qualitativa e o estudo de caso no referido município, a fim de compreender os elementos socioculturais, de produção e técnicos presentes nas propriedades estudadas. Identificou-se permanências relacionadas ao sistema agrário colonial, principalmente, na dimensão sociocultural, a centralidade da família e da propriedade da terra, ligada ao processo de herança que é marcadamente um elemento de continuidade na organização da agricultura familiar. Em relação aos elementos da modernização da agricultura, que caracterizam as rupturas em relação ao passado colonial, cabe destaque às dimensões técnicas e de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.