EXPANSÃO E TERRITORIALIZAÇÃO DAS AGROINDÚSTRIAS DO SETOR SUCROENERGÉTICO EM MINAS GERAIS E O CONTEXTO DAS LUTAS SOCIAIS NO CAMPO (EXPANSION AND TERRITORIALIZATION OF THE AGROINDUSTRY OF SUCROENERGETIC SECTOR IN MINAS GERAIS AND THE CONTEXT OF THE SOCIAL STRUGGLES IN THE FIELD)
Resumo
A crescente demanda mundial de combustíveis alternativos tem ampliado a expansão da produção de agrocombustível no Brasil, em especial do etanol a partir da cana-de-açúcar, ampliando a produção nos últimos dez anos para os cerrados e novas áreas (fronteiras) do Centro-Sul do Brasil. O Estado de Minas Gerais e particularmente a região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba tem assumido papel de destaque no processo, estimulado pelas políticas públicas, infraestrutura existente, disponibilidade hídrica e preço das terras favoráveis à instalação de novos empreendimentos do setor sucroenergético. Das 48 unidades do setor sucroenergético atualmente existentes no estado cerca, cerca de 31 estão situadas nesta região. A partir das questões, o texto busca fazer uma avaliação dos efeitos da expansão da produção canavieira no contexto do aumento dos conflitos socioterritoriais e da concentração de capitais e de terras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.