ESTADO-CAPITAL-TRABALHO: ELEMENTOS PARA PENSAR O CASO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPPs) NO SEMIÁRIDO NORDESTINO (STATE CAPITAL-LABOR: ELEMENTS TO THINK THE CASE OF PUBLICPRIVATE PARTNERSHIPS (PPPs) IN NORTHEASTERN SEMIARID)
Resumo
O objetivo do presente artigo consiste em discutir o papel do Estado enquanto meio facilitador para apropriação da terra e da água na região da fruticultura irrigada, situada no semiárido do Nordeste brasileiro. Trata-se de enfatizar as ações no que tange a dominação dos recursos naturais, bem como discutir a articulação da esfera público-estatal que, a nosso ver, consiste na condição da existência do capital fruticultor, sobretudo quando pensamos as políticas de Perímetros Irrigados, que correspondem a um ordenamento territorial guiado à concessão de bens públicos a empresas privadas e de criação de infraestrutura que subsidiam tais empreendimento. A ideia consiste em realizar um panorama dos mecanismos por meio dos quais o capital se expande por tais territórios, sobretudo por seu potencial estratégico, e exemplificar, com alguns casos, os conflitos daí decorrentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.