A TERRITORIALIZAÇÃO DA EMPRESA SUZANO NO CAMPO EM SÃO PAULO E NO MARANHÃO (THE TERRITORIALIZATION SUZANO COMPANY IN THE FIELD IN SÃO PAULO AND MARANHÃO)
Resumo
Este artigo analisa a expansão territorial da monocultura de eucalipto realizada pela Empresa Suzano Papel e Celulose nos estados de São Paulo e Maranhão e alguns impactos desta atividade. Evidencia se a força transformadora desse movimento e suas nuances históricas e geográficas. Destaca-se a organização crescente, embora ainda pontual, de movimentos e organizações sociais que resistem ao avanço da produção de eucalipto. O estudo baseou-se em levantamento de material documental, cartográfico e em pesquisa direta, além da análise de dados estatísticos oficiais e de entidades de representação do setor de produção de madeira, papel e celulose.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.