ECONOMIA CRIATIVA SOB A ÓTICA DA GEOGRAFIA: AVANÇOS E A REORIENTAÇÃO DAS ATIVIDADES CRIATIVAS CORRELACIONADAS AO ESPAÇO GEOGRÁFICO (CREATIVE ECONOMY UNDER GEOGRAPHY: ADVANCES AND THE REORIENTATION OF CREATIVE ACTIVITIES CORRELATED TO THE GEOGRAPHICAL SPACE)
Resumo
RESUMO:
Este artigo teve como principal objetivo analisar as questões referentes às complexas interações entre o local e as economias criativas. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica que trata a temática da economia criativa sob uma perspectiva geográfica, com ênfase em autores como Richard Florida, Amaral Filho, Ana Fani Carlos e Milton Santos. Foi dada especial atenção às abordagens que tratam a problemática sobre como o modo de produção, a história e demais características associadas à identidade do lugar afetam o desenvolvimento das economias criativas. Bem como aquelas abordagens que tratam das formas dos empreendimentos da economia criativa e as correlatas relações de trabalho que se manifestam no espaço geográfico. Também se destacam os estudos da Geografia Econômica que buscam compreender as relações entre economia criativa e sociedade baseados em princípios que ressaltam a importância do local. Por fim, defende-se a relevância de estudos que tratem a problemática da economia criativa a partir de uma perspectiva geográfica, sobretudo por sua capacidade para explicar como as diferentes realidades ou manifestações deste tipo de economia refletem as desigualdades de condições que ao mesmo tempo caracterizam o local e marcam as diferenças entre as localidades.
Palavras-chave: lugar; geografia; economia criativa, trabalho.
ABSTRACT:
The main objective of this article is to raise questions regarding the complex interactions between local and creative economies. To do so, a review of the literature dealing with the creative economy from a geographical perspective is carried out, with emphasis on authors such as Richard Florida, Amaral Filho, Ana Fani Carlos and Milton Santos. Special attention is given to approaches that address the issues of mode of production, trajectories and other characteristics associated with the identity of the place that affect the development of creative economies. Also treated are those approaches that deal with the many ventures associated with the creative economy and how labour relations manifest themselves in geographic space. Also noteworthy are the studies of Economic Geography that seek to understand the relations between creative economy and society based on principles that emphasize the importance of local. Finally, given the importance of factors such as the structure and spatial dynamics of networks, territoriality and locality, the relevance of studies that address the creative economy from a geographic perspective is explored, especially by its capacity to explain how the different realities or manifestations of this type of economy reflect in inequalities and conditions that at the same time characterize the place and mark the differences between the localities.
Keywords: place; geography; creative economy, work.
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