UM TRABALHO INTELECTUAL E PROPOSITIVO PERTINENTE AO URBANISMO E À GEOGRAFIA (AN INTELLECTUAL AND PROPOSITIVE WORK RELATIVE TO URBANISM AND GEOGRAPHY)
Resumo
AGUIAR PEDRO, A. Análise temporal dos setores de aglomerados subnormais dos censos 2000 e 2010: o estudo de caso da subprefeitura de São Mateus no município de São Paulo - SP. Dissertação (Mestrado em Geografia). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Universidade de São Paulo), 2016.
A presente resenha visa apresentar uma dissertação recém defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, do Departamento de Geografia, da Universidade de São Paulo. Discute-se a base cartográfica de favelas fornecida pela prefeitura municipal de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nesse contexto, discute-se a Geografia como ciência propositiva e utiliza-se esse trabalho como exemplo de aliador do conhecimento técnico e das discussões teóricas.
Downloads
Referências
CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. Introdução à Ciência da Geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2001.
CARDOSO, A. L. Avanços e desafios na experiência brasileira de urbanização de favelas. Cadernos Metrópole., n. 17, 2007.
CRAMPTON, J. W.; KRYGIER, J. Uma introdução à cartografia crítica. In: Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, p. 85-111, 2008.
SANTOS, M.; CARVALHO, A. A Geografia aplicada. Salvador: UFBA/LGER, 1960.
VENTURI, L. A. B. O papel da técnica no processo de produção científica. Boletim Paulista de Geografia, n. 84, p. 69-76, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.