HOSPITALIDADE E HOSTILIDADE ENTRE STAKEHOLDERS DO PODER PÚBLICO: PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO NA GESTÃO DE TURISMO (HOSPITALITY AND HOSTILITY BETWEEN PUBLIC POWER STAKEHOLDERS: PROSPECTS OF APPLICATION IN TOURISM MANAGEMENT)

Autores

  • Aristides Faria Lopes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão) http://orcid.org/0000-0002-0071-1772
  • Elizabeth Kyoko Wada Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Univeraidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2019.i1p272-283

Resumo

RESUMO:

Esta nota técnica buscou apresentar à discussão os procedimentos metodológicos e resultados parciais de pesquisa em andamento no litoral do estado de São Paulo. O objetivo do projeto de pesquisa proposto é determinar os fatores que influenciam sobre as relações de hospitalidade e hostilidade entre os stakeholders atuantes no setor de viagens e turismo, identificando em que medida estes impactam sobre a competitividade dos destinos turísticos nacionais. Para buscar este objetivo o estudo adotou o modelo conceitual proposto por Wang e Xiang (2007). Os procedimentos metodológicos parcialmente executados/planejados são: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de entrevista pessoal semiestruturada junto a três especialistas atuantes no mercado de turismo no estado de São Paulo selecionados por conveniência, e de questionário (survey) junto aos membros do Conselho Municipal de Turismo dos quinze municípios classificados como “Estâncias Turísticas” localizados no litoral paulista.

Palavras-chave: Hospitalidade; Hostilidade; Stakeholders; Competitividade; Turismo.

 

ABSTRACT:

This technical note sought discussing the methods and partial results of a research in progress at São Paulo’s costal region. The main goal of the proposed research project was to determine the factors that influences the hospitality and hostility relations between the stakeholders in the travel and tourism sector, identifying the extent to which these factors impacts on the competitiveness of the national tourism destinations. To achieve this objective, it was adopted the conceptual model proposed by Wang and Xiang (2007). The methodological procedures partially executed/planned were: bibliographical research, documentary research, application of semi-structured personal interview with three specialists in the tourism market in São Paulo (selected by convenience) and a questionnaire (survey) with members of the Municipal Tourism Council of the fifteen municipalities classified as “Tourism Resorts” located on São Paulos’ coast.

Keywords: Hospitality; Hostility; Stakeholders; Competitiveness; Tourism.

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Biografia do Autor

Aristides Faria Lopes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão)

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão). Doutorando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

Elizabeth Kyoko Wada, Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Univeraidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Univeraidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

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Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Relatório e Notas de Pesquisa