(DES)ENCONTROS ENTRE A ESTRADA E O RIO: O CASO DA GLEBA DA BOTA NO OESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE ((DES)ENCOUNTERS BETWEEN THE ROAD AND THE RIVER: GLEBA DA BOTA CASE IN THE WEST OF PARA’S AMAZON)

Autores

  • Francilene Sales da Conceição Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Rondônia. Graduação de Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará
  • Alyson Fernando Alves Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe ( PPGEO-UFS)
  • Ricardo Gilson Costa Silva Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Rondônia.

DOI:

https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2019.i1p6-25

Resumo

RESUMO:

O avanço do agronegócio na região oeste do Pará tem produzido novos conflitos agrário-territoriais para o campesinato-agroextrativista, acirrando a problemática da terra e das disputas por territórios. O artigo analisa a situação fundiária e as dinâmicas socioterritoriais da Área Federal da Gleba da Bota, localizada no município de Belterra. A metodologia adotada assenta-se na abordagem qualitativa e cartográfica, trabalho de campo, entrevista e diálogos com instituições públicas e comunidades rurais afetadas pela monocultura da soja. Como resultado tem-se os conflitos entre os agentes hegemônicos e as comunidades rurais dos projetos de assentamentos, indicando a expropriação e grilagem de terras públicas pelo agronegócio e as resistências do campesinato-agroextrativista, com o fortalecimento das territorialidades camponesas e a defesa dos territórios culturais, de trabalho familiar e comunitário, exposto na síntese entre a geografia da estrada com a geografia dos rios.

Palavras-chave: Amazônia; Território; Campesinato; Agronegócio; Espaço Agrário.


ABSTRACT:

The advance of agribusiness in the western Pará has produced new agrarian-territorial conflicts for the peasantry-agroextractivist, aggravating the problems of land and disputes over territories. The article analyzes the socio-territorial situation and dynamics of the Federal Area of Gleba da Bota, located in the municipality of Belterra. The methodology adopted is based on the qualitative and cartographic approach, field work, interviews and dialogues with public institutions and rural communities affected by soy monoculture. As a result, there are conflicts between hegemonic agents and rural communities in settlement projects, indicating the expropriation and spoil of public lands by agribusiness and the resistance of the peasantry-agroextractivist, with the strengthening of peasant territorialities and the defense of cultural territories , of family and community patterns of work, exposed in the synthesis between the geography of the road and the geography of the rivers.

Keywords: Amazon. Territory; Peasantry Agribusiness; Agrarian Space.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francilene Sales da Conceição, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Rondônia. Graduação de Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), membro do Laboratório de Gestão do Território - LAGET e do Grupo de Pesquisa "Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - GTGA". Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA/UFOPA. Foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares de Comunidades do Campo da UFOPA e trabalhou como professora de Geografia e Estudos Amazônicos no CEDUCS/ULBRA.

Ricardo Gilson Costa Silva, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Rondônia.

Professor do Departamento de Geografia (DGEO), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Geografia Humana (USP), Coordenador do Laboratório de Gestão do Território (LAGET) e do Grupo de Pesquisa Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA). Desenvolve pesquisas nas áreas temáticas: Gestão e Dinâmica Territorial; Globalização e Políticas Públicas Territoriais; Geografia Agrária e Direitos Territoriais; Geografia Regional (Amazônia e Rondônia); Geografia e Extensão Universitária; Geografia, Ensino e Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Artigos