GÉNERO, ESPACIO EDUCATIVO E INTERACCIONES SIMBÓLICAMENTE MEDIADAS (GENDER, EDUCATIONAL SPACE AND SYMBOLIC MEDIATED INTERACTIONS)
Resumo
RESUMO:
O presente artigo enfoca o tema das identidades de gênero e o significado da sua configuração nos espaços da educação e socialização humana, que aqui vão ser conceituados como ações comunicativas. O texto está baseado em uma perspectiva que compreende que os mesmos processos de construção das identidades de gênero referem-se a processos que são devidos as dinâmicas difusas, inconscientes e semiconscientes, no entanto, exigem um papel ativo dos sujeitos na construção, interpretação e reconstrução social dos conteúdos de gênero. Esse papel ativo corresponde ao mesmo tempo aos sujeitos no decorrer das ações educativas como espaços comunicativos que seguem a dinâmica de interações simbolicamente mediadas.
Palavras-chave: gênero; educação; ações comunicativas; interações simbolicamente mediadas.
ABSTRACT:
This article focuses on the theme of gender identities and the meaning of their configuration in the spaces of the education and human socialization, which here will be conceptualized as communicative actions. The text is based on a perspective that understands that the same processes of construction of gender identities refer to processes that are due to diffuse, unconscious and semiconscious dynamics, however, requiring an active role of the subjects in the construction, interpretation and social reconstruction of the contents of gender, active role that corresponds to subjects in the course of educational actions as communicative spaces that follow the dynamics of symbolic mediated interactions.
Keywords: gender; education; communicative actions; symbolic mediated interactions.
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