COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA EM ITABAIANA/SE: O CASO DA FEIRA LIVRE (MARKETING AGRICULTURAL IN ITABAIANA/SE: THE CASE OF THE FREE FAIR)
DOI:
https://doi.org/10.33360/RGN.2318-2695.2019.i1p239-257Resumo
RESUMO:
A comercialização agrícola é uma das atividades mais complexa dentre aquelas que envolvem o sistema da agricultura, uma vez que se trata do momento em que a produção assume a condição de mercadoria. Neste ensejo, o presente trabalho analisa de forma empírico-analítica, a cadeia produtiva e a comercialização de produtos agrícolas por feirantes em Itabaiana/SE. Esse trabalho resulta do acompanhamento das especificidades existentes na cadeia produtiva e na comercialização agrícola em meio a função e as estruturas presentes no âmbito do espaço definido, verificando as políticas públicas e os atores sociais que promovem o mercado agrícola. Atualmente, a feira de Itabaiana é o maior aglomerado comercial e cultural do estado de Sergipe, cuja ação se faz sentir sobre a população local e de outros municípios circunvizinhos e mesmo sobre municípios baianos. Está estruturada com 1.200 bancas que comercializam os mais variados produtos, sendo que cerca de 55% do total são utilizadas na comercialização agrícola. A isso se soma o fato do feirante ser itinerante, atuando em outros municípios sergipanos e baianos. Sendo assim, em Itabaiana, o processo de comercialização agrícola decorre da integração da economia primária às necessidades externas por produtos agrícolas.
Palavras-chave: Comercialização Agrícola, Feira e Fluxos.
ABSTRACT:
The marketing agricultural is one of the most complex activities among those that involve the system of agriculture, since it is the moment when the production assumes the condition of merchandise. In this occasion, the present work analyze in an empirical-analytical way, the productive chain and the commercialization of agricultural products by marketers in Itabaiana/SE. This work results from the monitoring of the specificities existing in the production chain and in the agricultural commercialization, in the middle of the function and the structure present within the defined space, verifying the public policies and the social actors that promote the agricultural market. Currently the Itabaiana fair is the largest commercial and cultural cluster in the state of Sergipe, whose action is felt on the local population and other surrounding municipalities and even on Bahia municipalities. This is structured with 1,200 stalls that market the most varied products, with about 55% of the total being used in agricultural marketing. Added to this is the fact that the merchant is an itinerant, working in other municipalities in Sergipe and even in Bahia. Thus, in Itabaiana, the agricultural marketing process stems from the integration of the primary economy to external needs for agricultural products.
Keywords: Agricultural Marketing, Fair and Flows.
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