REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL E INSERÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE NOS FLUXOS COMERCIAIS INTERNACIONAIS (2010-2011) (TERRITORIAL RESTRUCTURING AND INSERTION OF RIO GRANDE DO NORTE IN INTERNATIONAL TRADE FLOWS (2010-2011))
Resumo
RESUMO:
A caracterização do setor externo das unidades federativas brasileiras pode auxiliar na compreensão do desenho das novas redes de transportes regionais. Essa análise se ampara nas informações de comércio exterior do estado do Rio Grande do Norte no biênio 2010-2011, obtidas do banco de dados do MDIC (Sistema Alice Web). Os mercados de origem e de destino em destaque nas movimentações comerciais do estado foram cartografados com o emprego do software livre GvSIG, indicando padrões concentrados na Bacia do Atlântico, onde os fretes marítimos apresentam menores custos em relação ao resto do mundo. Entretanto, a localização e peculiaridades de condicionamento de parte da cesta de produtos regionais de exportação privilegiam o modal aéreo e o uso de portos de estados vizinhos.
Palavras-chave: Reestruturação Territorial; Comércio Exterior; Inserção Regional; Redes de transporte; Logística.
ABSTRACT:
The characterization of the foreign trade of the Brazilian federal units can help in understanding the design of the new regional transport networks. This analysis is based on foreign trade information for the state of Rio Grande do Norte in the 2010-2011 biennium, obtained from the MDIC database (Alice Web System). The markets of origin and destination in the state's commercial movements were mapped using GvSIG software, indicating patterns concentrated in the Atlantic Basin, where maritime freights have lower costs than the rest of the world. However, the location and peculiarities of conditioning of part of the basket of regional export products privileges the air modal and the use of ports of neighboring states.
Keywords: Territorial Restructuring; Foreign Trade; Regional Insertion; Transport Networks; Logistics.
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