A formação de professores para a Educação Básica
reflexões e experiências sobre a prática docente e a interdisciplinaridade na disciplina História Medieval II
Palavras-chave:
Educação Básica, Formação de professores, História Medieval, InterdisciplinaridadeResumo
Neste artigo, apresentamos as nossas reflexões e experiências sobre a formação de professores através da nossa prática docente na disciplina História Medieval II no Ensino Superior, seguindo as propostas e reflexões dos seguintes autores: Fernándes (1999), Figueiredo Nogueira (2002), Macedo (2016), Lima (2019) Cruz e Hobold (2018), Fagundes (2016), Fazenda (2012), Japiassú (1976), Lück (1995), Pimenta (2005), Santos (2012), Guimarães (2018) e Silva e Guimarães (2017). Neste sentido, abordamos brevemente a trajetória da disciplina História Medieval no âmbito universitário brasileiro, apresentamos e problematizamos a proposta da disciplina História Medieval II, problematizamos o conteúdo sobre História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e refletimos sobre os aspectos interdisciplinares da disciplina na formação de professores. Como conclusão, destacamos a necessidade de considerar a relação entre a práxis docente, o conteúdo da BNCC e o conteúdo curricular em nossa prática de sala de aula, assim como a importância da interdisciplinaridade na formação docente.
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