A formação de professores para a Educação Básica

reflexões e experiências sobre a prática docente e a interdisciplinaridade na disciplina História Medieval II

Autores/as

Palabras clave:

Educação Básica, Formação de professores, História Medieval, Interdisciplinaridade

Resumen

Neste artigo, apresentamos as nossas reflexões e experiências sobre a formação de professores através da nossa prática docente na disciplina História Medieval II no Ensino Superior, seguindo as propostas e reflexões dos seguintes autores: Fernándes (1999), Figueiredo Nogueira (2002), Macedo (2016), Lima (2019) Cruz e Hobold (2018), Fagundes (2016), Fazenda (2012), Japiassú (1976), Lück (1995), Pimenta (2005), Santos (2012), Guimarães (2018) e Silva e Guimarães (2017). Neste sentido, abordamos brevemente a trajetória da disciplina História Medieval no âmbito universitário brasileiro, apresentamos e problematizamos a proposta da disciplina História Medieval II, problematizamos o conteúdo sobre História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e refletimos sobre os aspectos interdisciplinares da disciplina na formação de professores. Como conclusão, destacamos a necessidade de considerar a relação entre a práxis docente, o conteúdo da BNCC e o conteúdo curricular em nossa prática de sala de aula, assim como a importância da interdisciplinaridade na formação docente.

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Biografía del autor/a

Luciano José Vianna, Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina

Professor Adjunto de História Medieval na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Institut d’Estudis Medievals (UAB-IEM).

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Publicado

2021-07-21

Cómo citar

VIANNA, Luciano José. A formação de professores para a Educação Básica: reflexões e experiências sobre a prática docente e a interdisciplinaridade na disciplina História Medieval II. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 15, n. 28, p. 180–202, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/15901. Acesso em: 22 dic. 2024.