Construindo feudos no Minecraft – interdisciplinaridade e metodologia ativa em foco

Autores

Palavras-chave:

Feudalismo, Idade Média, Metodologia Ativa, Minecraft, Interdisciplinaridade

Resumo

Os jogos podem ser grandes aliados quando o assunto é metodologias ativas no Ensino de História, em especial, e na educação de maneira mais ampla. Por isso, nas aulas de História do 6º ano, os alunos de uma escola de Niterói viajaram no tempo tendo a ajuda do mundo digital, utilizando o jogo Minecraft para construir feudos a partir das estruturas fundiárias da Idade Média, estudadas em sala de aula. O trabalho interdisciplinar envolveu as disciplinas de História e Pensamento Computacional, desafiando os jovens a refletirem e utilizarem a imaginação histórica para pensar esse outro espaço-tempo que é o universo medieval. O resultado dessa proposta didática interdisciplinar que torna o aluno protagonista e construtor do conhecimento é apresentada nesse artigo como inspiração para futuras incursões no universo digital por professores e alunos.

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Biografia do Autor

Priscila Aquino , Instituto GayLussac

Doutora em História Antiga e Medieval. Docente de educação básica do Instituto GayLussac e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de São Bento (FSB -RJ)

Cícero Augusto Sousa Costa Jr, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense

Coordenador Setorial de Informática Educativa.

Learning Solution Specialist Microsoft

Especialista em Robótica e Programação Educacional

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

AQUINO , Priscila; COSTA JR, Cícero Augusto Sousa. Construindo feudos no Minecraft – interdisciplinaridade e metodologia ativa em foco . Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 30, p. 56–73, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/17534. Acesso em: 22 dez. 2024.