Pelo pão de cada dia: mulheres medievais, trabalho e ensino de história
Palavras-chave:
Trabalho na Idade Média, Mulheres, Ensino de HistóriaResumo
O Ensino de História Medieval na Educação Básica constitui um contributo importante para a formação dos jovens estudantes em termos de conhecimento, ética e cidadania. Nesse sentido, propomos uma discussão sobre as mulheres e o trabalho na sociedade medieval, bem como propostas de atividades didáticas sobre a temática, voltadas para o Ensino Fundamental II. Buscamos assim, a promoção e a visibilidade da contribuição das mulheres na história, bem como a difusão de imagens não-discriminatórias e não-estereotipadas das mulheres. Para tal, concentramos a problematização na Europa medieval, especialmente entre os séculos XIII e XVI, conteúdo previsto pela BNCC para o 6º ano do Ensino Fundamental, explorando diferentes representações iconográficas e textuais acerca do trabalho feminino no período.
Downloads
Métricas
Referências
BENNETT, Judith M; KARRAS, Ruth M. Women, Gender and Medieval historians. In: BENNETT, Judith M.; KARRAS, Ruth (org.). The Oxford Handbook of Women and Gender in Medieval Europe. Oxford: Oxford University Press, 2013, 1-17.
BENNET, Judith. Ale, Beer and Brewsters in England. Women’s work in a changing world- 1300-1600. Oxford/New York: Oxford University Press, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2018.
BROCHADO, Cláudia Costa; DEPLAGNE, Luciana Calado (org.). Vozes de mulheres na Idade Média. João Pessoa: Editora UFPB, 2018.
CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de Sousa (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017, p.33-54.
CERQUEIRA, Daniel; FERREIRA, Helder; BUENO, Samira (coord.). Atlas da Violência 2021. São Paulo: FBSP, 2021.
Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2021.
HEERS, Jacques. O trabalho na Idade Média. Lisboa: Publicações Europa-América, 1965.
KARRAS, Ruth. Women’s labors: reproduction and sex work in medieval Europe. Journal of Women's History, vol. 15, no. 4, 2004, p. 153-158.
KLAPISCH-ZUBER, Christiane. A mulher e a família. In: LE GOFF, Jacques (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1990, p. 193-208.
LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LIMA, Douglas Mota Xavier de. O novo já nasce velho: a Idade Média pós-BNCC e a questão da mulher medieval nos livros didáticos do Guia PNLD-2020. Brathair, 21, 1, p.216-245, 2021.
MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade Média. 5ª edição. São Paulo: Contexto, 2002.
MARQUES, Antônio H. de Oliveira. A sociedade medieval portuguesa. Lisboa: Sá da Costa editora, 1971.
MISTURA, Letícia; CAIMI, Flávia. O (não) lugar da mulher no livro didático de história: um estudo longitudinal sobre relações de gênero e livros escolares (1910-2010). Aedos, Porto Alegre, v.7, n.16, p. 229-246, jul. 2015.
OLIVEIRA, Ana Rodrigues; OLIVEIRA António Resende de. A mulher. In: José MATTOSO (Dir.); VASCONCELOS E SOUSA, Bernardo de (Coord.). História da Vida Privada em Portugal. A Idade Média. Lisboa: Temas e Debates, 2011, vol. 1, p. 300-323.
OPITZ, Claudia. O quotidiano da mulher no final da Idade Média (1250-1500). In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle (org.). História das mulheres. Volume 2: A Idade Média, sob direção de Christiane Klapish-Zuber. Porto: Afrontamento, 1993, p.353-435.
ORDENAÇÕES Afonsinas. 5v. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984. V. 5.
ROFF, Shelley. Appropriate to her sex? Women’s participation on the Construction Site in Medieval and Early Modern Europe. In: EARENFIGHT, Theresa (ed.). Woman and Wealth in Late Medieval Europe. New York: Palgrave Macmillan, 2010, p. 109-134.
SCARANCE, Valéria. Violência contra a mulher: um desafio para o Brasil. In: Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil. 2ª edição. São Paulo: FBSP e Instituto de Pesquisas Datafolha, 2019, p.25-29.
SILVEIRA, Marta de Carvalho. A representação da mulher medieval nos livros didáticos: uma visão comparativa. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v.11, n.2, p.80-107, 2017.
SOARES, Vera. Políticas públicas para igualdade: papel do Estado e diretrizes. In: GODINHO, Tatau; SILVEIRA, Maria Lúcia da (org.). Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2004, p.113-126.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)