Pelo pão de cada dia: mulheres medievais, trabalho e ensino de história

Autores/as

Palabras clave:

Trabalho na Idade Média, Mulheres, Ensino de História

Resumen

O Ensino de História Medieval na Educação Básica constitui um contributo importante para a formação dos jovens estudantes em termos de conhecimento, ética e cidadania. Nesse sentido, propomos uma discussão sobre as mulheres e o trabalho na sociedade medieval, bem como propostas de atividades didáticas sobre a temática, voltadas para o Ensino Fundamental II. Buscamos assim, a promoção e a visibilidade da contribuição das mulheres na história, bem como a difusão de imagens não-discriminatórias e não-estereotipadas das mulheres. Para tal, concentramos a problematização na Europa medieval, especialmente entre os séculos XIII e XVI, conteúdo previsto pela BNCC para o 6º ano do Ensino Fundamental, explorando diferentes representações iconográficas e textuais acerca do trabalho feminino no período.

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Biografía del autor/a

Mariana Bonat Trevisan, UNINTER/Docente

Doutora em História (PPGH- UFF)

Professora do Centro Universitário Internacional UNINTER

 

Douglas Mota Xavier de Lima, UFOPA/ Docente. Coordenador do Legatio - grupo de pesquisa, ensino e extensão em História Medieval e Ensino de história.

Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Membro do Sigillum: Estudos de diplomacia e história diplomática. Coordenador do Legatio - grupo de pesquisa, ensino e extensão em História Medieval e Ensino de história.
E-mail: douglas.mxl@ufopa.edu.br

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

TREVISAN, Mariana Bonat; LIMA, Douglas Mota Xavier de. Pelo pão de cada dia: mulheres medievais, trabalho e ensino de história. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 30, p. 34–55, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/17531. Acesso em: 27 sep. 2024.

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