Ensino dinâmico de história

sentidos históricos compartilhados em uma comunidade virtual de professores/as de história

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Cultura Histórica, Facebook

Resumo

O artigo analisa conteúdos históricos publicados no universo virtual de comunicação, ao contemplar o caso de um grupo específico do Facebook, denominado Ensino Dinâmico de História, a fim de identificar a produção e circulação de materiais didáticos disponibilizados por professores/as de História. A pesquisa dialoga com o campo da Didática da História, ao discutir o conceito de cultura histórica. Em termos metodológicos a análise de conteúdo ocorre em um corpus empírico de fontes digitais exclusivas. Neste grupo, majoritariamente formado por professores/as de História, observamos elementos da cultura histórica de dimensões cognitiva, estética e política, dadas a ver através dos materiais didáticos que respondem aos interesses, expectativas e percepções que possibilitam desenvolver aprendizagens históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lisiane Manke, UFPel

Doutorado (2012) em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da UFPel, como estágio de doutorado sanduíche (PDEE) na École Normale Superièure de Lyon/França. Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CNPQ) na Universidade Federal de Minas Gerais em 2015-2016. É Professora do departamento de História da Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de Ensino de História, e no Programa de Pós-graduação em História, na linha de pesquisa "Trajetórias: entre identidades, memória e conflito social".

Rayanne Matias Villarinho, PUCRS

BA in International Relations and MA in History from the Federal University of Pelotas (UFPel). Postgraduate in Marketing and Communication from Higher School of Advertising and Marketing (ESPM) and Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) Argentina. Currently majoring BE in History from the University of the Rio dos Sinos Valley (Unisinos) and PhD in History (CAPES scholarship) from the Graduate Program in History of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

ALMEIDA, Fábio Chang. Internet, fontes digitais e pesquisa histórica. In: BARROS, José D’Assunção (org.). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2022, 320p.

AXT, Margarete. Comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 7, n. 1, 111-116, 2004.

BARROS, José D’Assunção. Revolução Digital, sociedade digital e História. In: BARROS, José D’Assunção (org.). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2022, 320p.

CERDÀ, Francesc Llorens. PLANAS, Neus Capdeferro. Posibilidades de la plataforma Facebook para el aprendizaje colaborativo en línea. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). vol. 8 n. 2. 14p. 2011.

ECO, Umberto. Introdução à Idade Média. In: ECO, U. (org). Idade Média: Bárbaros, Cristãos e Muçulmanos. 4ª ed. Trad. Bonifácio Alves. Alfragide: Dom Quixote, 2016, 13-40.

FACEBOOK. Termos e políticas do Facebook: Termos de Serviço. Disponível em https://www.facebook.com/legal/terms. Acesso nov/2021.

FACEBOOK. Grupo privado “Ensino Dinâmico de História”. Acesso out/2021 a jun/2022.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina. 2009. 206 p.

MARTINS, Estevão de Rezende. Consciência Histórica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. 248p.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: Os fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora UnB. 2010. 200p.

RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora UnB. 2010a. 160p.

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Martins. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora UFPR, 2011. 152p.

RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015. 324p.

RÜSEN, Jörn. O que é a Cultura Histórica? Reflexões sobre uma nova maneira de abordar a História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão Rezende. (orgs.). Jörn Rüsen: contribuições para uma teoria da didática da história. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016. 110p.

SÁNCHEZ-COSTA, Fernando. La fragua de la identidad: memoria, consciencia histórica y cultura histórica. In: PALOS, Joan Lluís; SÁNCHEZ-COSTA, Fernando. A vueltas con el pasado: historia, memoria y vida. Ediciones de la Universidad de Barcelona, 2013.

SCHERER, Ângelo Luís; FARIAS, Josefa Gomes de. Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem cursos de Ensino Superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD). Volume 17, n. 1, 20p. 2018.

SZLACHTA JUNIOR, M. Arnaldo; RAMOS, Márcia E. Teté. Narrativas históricas na tecnosfera: a responsabilidade de ensinar História através da internet. In: FRONZA, Marcelo; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. (orgs). Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. São Paulo: Paruna Editora, 2021.

KOZINETS, Robert. Netnografia - Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 208p.

Downloads

Publicado

2023-09-29 — Atualizado em 2023-10-02

Versões

Como Citar

MANKE, Lisiane; MATIAS VILLARINHO, Rayanne; BAGESTEIRO, Maria Portilho. Ensino dinâmico de história: sentidos históricos compartilhados em uma comunidade virtual de professores/as de história. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 33–51, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19332. Acesso em: 21 dez. 2024.