Ensino dinâmico de história
sentidos históricos compartilhados em uma comunidade virtual de professores/as de história
Palavras-chave:
Ensino de História, Cultura Histórica, FacebookResumo
O artigo analisa conteúdos históricos publicados no universo virtual de comunicação, ao contemplar o caso de um grupo específico do Facebook, denominado Ensino Dinâmico de História, a fim de identificar a produção e circulação de materiais didáticos disponibilizados por professores/as de História. A pesquisa dialoga com o campo da Didática da História, ao discutir o conceito de cultura histórica. Em termos metodológicos a análise de conteúdo ocorre em um corpus empírico de fontes digitais exclusivas. Neste grupo, majoritariamente formado por professores/as de História, observamos elementos da cultura histórica de dimensões cognitiva, estética e política, dadas a ver através dos materiais didáticos que respondem aos interesses, expectativas e percepções que possibilitam desenvolver aprendizagens históricas.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Fábio Chang. Internet, fontes digitais e pesquisa histórica. In: BARROS, José D’Assunção (org.). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2022, 320p.
AXT, Margarete. Comunidades virtuais de aprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 7, n. 1, 111-116, 2004.
BARROS, José D’Assunção. Revolução Digital, sociedade digital e História. In: BARROS, José D’Assunção (org.). História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis: Editora Vozes, 2022, 320p.
CERDÀ, Francesc Llorens. PLANAS, Neus Capdeferro. Posibilidades de la plataforma Facebook para el aprendizaje colaborativo en línea. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). vol. 8 n. 2. 14p. 2011.
ECO, Umberto. Introdução à Idade Média. In: ECO, U. (org). Idade Média: Bárbaros, Cristãos e Muçulmanos. 4ª ed. Trad. Bonifácio Alves. Alfragide: Dom Quixote, 2016, 13-40.
FACEBOOK. Termos e políticas do Facebook: Termos de Serviço. Disponível em https://www.facebook.com/legal/terms. Acesso nov/2021.
FACEBOOK. Grupo privado “Ensino Dinâmico de História”. Acesso out/2021 a jun/2022.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina. 2009. 206 p.
MARTINS, Estevão de Rezende. Consciência Histórica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. 248p.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: Os fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora UnB. 2010. 200p.
RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora UnB. 2010a. 160p.
RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Martins. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora UFPR, 2011. 152p.
RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015. 324p.
RÜSEN, Jörn. O que é a Cultura Histórica? Reflexões sobre uma nova maneira de abordar a História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão Rezende. (orgs.). Jörn Rüsen: contribuições para uma teoria da didática da história. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016. 110p.
SÁNCHEZ-COSTA, Fernando. La fragua de la identidad: memoria, consciencia histórica y cultura histórica. In: PALOS, Joan Lluís; SÁNCHEZ-COSTA, Fernando. A vueltas con el pasado: historia, memoria y vida. Ediciones de la Universidad de Barcelona, 2013.
SCHERER, Ângelo Luís; FARIAS, Josefa Gomes de. Uso da Rede Social Facebook como Ferramenta de Ensino-aprendizagem cursos de Ensino Superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD). Volume 17, n. 1, 20p. 2018.
SZLACHTA JUNIOR, M. Arnaldo; RAMOS, Márcia E. Teté. Narrativas históricas na tecnosfera: a responsabilidade de ensinar História através da internet. In: FRONZA, Marcelo; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. (orgs). Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. São Paulo: Paruna Editora, 2021.
KOZINETS, Robert. Netnografia - Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. 208p.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-10-02 (3)
- 2023-09-29 (2)
- 2023-09-29 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)