v. 17 n. 32 (2023): Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura

					Visualizar v. 17 n. 32 (2023): Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
Publicado: 2023-09-29
  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19722
  • Apresentação

    8 - 9
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19723

Dossiê Temático

  • Consciência histórica e história pública Apresentação do Dossiê temático

    Aaron Sena Cerqueira Reis
    10 - 12
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19713
  • Formação da consciência histórica um lugar para a didática da História

    Katia Maria Abud
    13 - 22
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19359
  • A função pública da didática da história Aproximações entre consciência histórica, didática da história e história pública na Alemanha e no Brasil

    Márcia Santos Severino
    23 - 32
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19313
  • Ensino dinâmico de história sentidos históricos compartilhados em uma comunidade virtual de professores/as de história

    Lisiane Manke, Rayanne Matias Villarinho, Maria Portilho Bagesteiro
    33 - 51
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19332
  • Os poemas de Conceição Evaristo para e por uma consciência histórica Decolonial

    Joana Maximo da Silva, Márcia Elisa Teté Ramos
    52 - 70
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19115
  • Consciência Histórica Africana de Cheikh Anta Diop cantada pelo Olodum

    Mariana Bracks
    71 - 88
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.18939

Entrevista

  • ENTREVISTA COM LUIS FERNANDO CERRI - Ensino de História disputas de narrativas, negacionismos e consciência histórica

    Wilian Junior Bonete, Lisiane Sias Manke, Arnaldo Martin Szlachta Junior
    89 - 111
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19320

Artigos Livres - Fluxo Contínuo

  • Revisitando a questão da dependência econômica sergipana

    Fernanda Carolina Pereira dos Santos
    112 - 143
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19109
  • Das margens à submersão: aspectos educacionais de Nova Iorque - MA (1938-1968)

    João Antonio de Sousa Lira
    144 - 161
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.18189
  • O Mito do Vampiro e Queercoding em Carmilla de Sheridan Le Fanu

    Ana Maria Leal Cardoso, Pâmela Sampaio Teixeira
    162 - 179
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.18363
  • O Instituto Ponte Nova e a formação de Professoras

    Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
    180 - 198
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19715
  • A escrita da história da ciência no Brasil na segunda metade do século XX inclusões e exclusões

    Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos
    199 - 223
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.19539

Resenhas

  • À Margem se vive Sergipe e seus desdobramentos em prol da memória e democracia

    Amanda de Oliveira Santos
    224 - 229
    DOI: https://doi.org/10.61895/pl.v17i32.18776