Consciência Histórica Africana de Cheikh Anta Diop cantada pelo Olodum
Palavras-chave:
Consciência Histórica AfricanaResumo
“Eu falei faraó! Ê Faraó!”. Provavelmente, todo brasileiro sabe responder este refrão do Olodum. Este artigo busca discutir como a famosa música samba-reggae baiano contribuiu para a difusão das teorias do polímata senegalês Cheikh Anta Diop no Brasil. Através do Olodum, os brasileiros aprenderam que o Egito foi uma civilização negra e passaram a cantar sua ancestralidade africana com orgulho e alegria. Neste artigo discute-se o conceito de Consciência História Africana proposto por Diop e sua circulação no Brasil através das produções musicais dos blocos afro da Bahia. Analisamos como as músicas e as performances do bloco Olodum serviram para politizar o carnaval e fazer trazer ao público brasileiro teorias afrocentradas, que na década de 1980 circulavam pelo mundo e chegaram ao público brasileiro através dos artistas e agentes culturais negros, não por meio da academia e da educação formal.
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