Por uma educação das relações de gênero e étnico-raciais

intersecções possíveis para pensar os discursos curriculares no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21072

Palavras-chave:

Currículo, Gênero e Raça, Ensino de História

Resumo

O trabalho apresenta possibilidades de diálogo entre os estudos das relações de gênero e étnico-raciais para pensar a escola e os discursos curriculares, na perspectiva da educação antirracista no ensino de História. Partimos do arcabouço teórico de intelectuais como Tomaz Tadeu da Silva (1999), Kabengele Munanga (2000), Maria Aparecida da Silva (2001) e Guacira Louro (2013), por entendermos o currículo enquanto um documento atravessado por discursos e intencionalidades, que constroem noções de humanidades. Nesse sentido, a intencionalidade é refletir sobre as/os sujeitas/sujeitos históricas/históricos que estamos movimentando em nossas aulas, ao pensar os processos de identificação e a valorização das possibilidades de existir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hellen Pabline Leal Conceição, ProfHistória/UESPI

Mestrado profissional em andamento em Ensino de História

Joseanne Zingleara de Soares Marinho, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, onde atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História- ProfHistória/UESPI. Professora do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí- PPGHB/UFPI. E-mail: joseannemarinho@cchl.uespi.br

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, Silvo Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização Flavia Rios, Márcia Lima. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decoloniadade: algumas dimensões básicas. In: COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado; GROSFOGUEL Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: EdUFF, 2000. Disponível em: http://penesbi.uff.br/wp-content/uploads/sites/573/2019/02/Penesb-5-Texto-Kabenguele-Munanga.pdf. Acesso em: 13 fev. 2024.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade: o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2017.

SCOTT, Joan. Os usos e abusos do gênero. In: Projeto História, São Paulo, n. 45, p. 327-351, dez. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15018/11212. Acesso em: 11 fev. 2024.

SILVA, Maria Aparecida da. Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa essencial. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.) Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

CONCEIÇÃO, Hellen Pabline Leal; MARINHO, Joseanne Zingleara de Soares. Por uma educação das relações de gênero e étnico-raciais: intersecções possíveis para pensar os discursos curriculares no ensino de história. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 79–96, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21072. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21072. Acesso em: 21 nov. 2024.