A institucionalização do Lyceu de Goyaz pelas páginas do Semanario Official e do Correio Official de Goyaz de 1906 a 1929

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i35.21988

Palavras-chave:

Impressos, Ensino Secundário, Lyceu de Goyaz, Semanario Official, Correio Official

Resumo

Este texto tem como objeto os impressos oficiais que circularam na Cidade de Goyaz, então capital do Estado de Goyaz, entre os anos de 1906 e 1929. O Semanario Official e o Correio Official se configuraram como órgãos de comunicação governamental, veiculando diversas informações sobre a cidade, comunicados oficiais, editais, regulamentos, mensagens presidenciais, sessões da Assembleia Estadual, entre outras publicações. Entre as informações estaduais, destaca-se o Lyceu de Goyaz, instituição de ensino secundário fundada em 1846 na referida cidade. A partir das notícias veiculadas, objetiva-se entender como o Correio Official e o Semanario Official contribuíram para a apreensão das características institucionais. A análise documental permite inferir que tanto o Semanario Official como o Correio Official, enquanto impressos oficiais do governo, possibilitaram uma compreensão aprofundada de como o estado goiano percebia a instituição e sua relevância para o ensino secundário.

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Biografia do Autor

Lucas Lino da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (PPGEDUC - UFCAT). Especialista em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC).Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Brasília. Professor Efetivo vinculado à Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC/GO). Membro do NepheGO - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação em Goiás. Possui pesquisas voltadas aos seguintes eixos: História da Educação; Ensino Secundário; Lyceu de Goyaz, Financiamento da Educação Pública.

Fernanda Barros, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em História (1997), Especialização em Docência Universitária (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás, Pós-doutorado em História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia (2018-2019), Pós-doutorado na Université Paris X - Nanterre, sob supervisão do Professor Doutor Laurent Gutierrez (2020-2022) .Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência de trinta anos em docência da educação básica e superior. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro da associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Centro de Documentação do Lyceu de Goiânia. Coordena o Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Foi editora da Revista Poíesis Pedagógica de 2018 a 2021. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão. Atua na pesquisa em História da Educação, nos eixos temáticos Ensino Secundário, História das Instituições e liceus.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SILVA, Lucas Lino da; BARROS, Fernanda. A institucionalização do Lyceu de Goyaz pelas páginas do Semanario Official e do Correio Official de Goyaz de 1906 a 1929. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 35, p. 110–124, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i35.21988. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21988. Acesso em: 15 jan. 2025.