Folhear e refletir: MST e Educação (1984 – 1990)
Resumo
Em sua trajetória histórica, o Movimento dos TrabalhadoresRurais Sem Terra (MST) vem construindo discursosenfatizando a luta social para além da terra, ou seja, areforma agrária defendida pelo Movimento não se desvinculade outros aspectos básicos para se viver nos assentamentoscomo saúde, educação, saneamento básicoetc. Neste trabalho, pretende-se, a partir de uma análisehistórica, estabelecer algumas reflexões sobre a relaçãodo MST para com a educação entre os anos de 1984 e1990. As considerações elaboradas provêm, especialmente,da análise do Jornal dos Trabalhadores Rurais SemTerra. Compreende-se, por meio desse periódico, no períododelimitado, que o MST dimensionou significativamenteseu olhar sobre a educação, organizando diversosencontros de educadores, no intuito de proporcionartroca de experiências e discussões que privilegiassemquestões ligadas às escolas do campo.Downloads
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Publicado
2011-04-30
Como Citar
COELHO, Fabiano. Folhear e refletir: MST e Educação (1984 – 1990). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 8, p. 11–24, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3080. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
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