Folhear e refletir: MST e Educação (1984 – 1990)
Résumé
Em sua trajetória histórica, o Movimento dos TrabalhadoresRurais Sem Terra (MST) vem construindo discursosenfatizando a luta social para além da terra, ou seja, areforma agrária defendida pelo Movimento não se desvinculade outros aspectos básicos para se viver nos assentamentoscomo saúde, educação, saneamento básicoetc. Neste trabalho, pretende-se, a partir de uma análisehistórica, estabelecer algumas reflexões sobre a relaçãodo MST para com a educação entre os anos de 1984 e1990. As considerações elaboradas provêm, especialmente,da análise do Jornal dos Trabalhadores Rurais SemTerra. Compreende-se, por meio desse periódico, no períododelimitado, que o MST dimensionou significativamenteseu olhar sobre a educação, organizando diversosencontros de educadores, no intuito de proporcionartroca de experiências e discussões que privilegiassemquestões ligadas às escolas do campo.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-04-30
Comment citer
COELHO, Fabiano. Folhear e refletir: MST e Educação (1984 – 1990). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 8, p. 11–24, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3080. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licence
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)